10 de ago. de 2015

Filme: TransformAção – O impacto de ações na comunidade.


Produzi este filme como trabalho de conclusão da pós graduação em Jornalismo cinematográfico que fiz ano passado. Foi um longo caminho até o resultado final. Assim como a maioria dos filmes documentários, a idéia inicial passou por diversas transformações, adaptações e aperfeiçoamentos para chegar ao resultado final.

De início a ideia era fazer um filme sobre a vida de alguns meninos que moram na Vila Dias e fazem parte dos projetos onde trabalhávamos em parceria na época. Então, surgiu a ideia de dar oportunidade para que os meninos fizessem um filme da vida deles mesmos. Para isso, seria necessário capacitá-los, o que era uma ótima idéia e encaixava perfeitamente no projeto que trabalhávamos, sem contar o resultado que tal experiência traria para vida deles...

Considerando o curto período que teríamos e a complexidade da ação, foi necessário o afunilamento da idéia para algo do cotidiano deles, assim, eles mesmos decidiriam o que seria feito.





Minha ideia original se transformou numa oficina de cinema e estava gerando tantas novidades para a vida dos meninos que pensei em fazer um making off do processo todo. Foi então que os orientadores do meu trabalho da Pós deram a ideia de fazer um doc a respeito do resultado de ações como estas em comunidades carentes.

Ao terminar o curso, apresentei o filme que produzi e tive nota máxima. Porém a banca deu algumas sugestões de como deixar o filme ainda melhor.

Fiquei muito empolgado, mas estava de mudança marcada e sem tempo para publicar e divulgar o filme. Salvei todos meus arquivos, projetos e tudo que produzi na Jocum em Belo Horizonte em meu HD Externo e mudei de “mala e cuia” com minha família para o norte do Paraná.

Como estava sem um computador pessoal adequado para trabalhar no filme, deixei ele guardado no HD e continuei seguindo a vida, trabalhando agora na Jocum aqui em Maringá. 

Certo dia me dei falta de alguns arquivos que deveriam estar no HD,  e fui procurar. Nada do que eu salvei naquele dia estava lá. Nenhum arquivo sequer produzido no meu tempo de Belo Horizonte estava em meu HD. Minha esperança era que o espaço estava ocupado. Tentei diversas coisas e nada deu certo, até que um amigo comentou comigo de um programa gratuito que poderia encontrar.

Orei muito durante o processo de instalação deste programa e, graças a Deus, consegui encontrar tudo que estava perdido. Que alívio! Para mim o mais importante era o filme, que nem sequer havia sido publicado.

Até pensei em fazer algumas alterações, porém resolvi deixar as sugestões dos professores para as próximas produções. 

Segue então, meu trabalho de conclusão da pós graduação: TransformAção – O impacto de ações na comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...