27 de out. de 2014

Oficina de Cinema

“Aqui era uma funerária antes, e dizem que o campo de futebol era o cemitério, e que tem um cara enterrado lá!” “A gente pode fazer o portão fechando sozinho, barulho de passos e vozes...” Assim discutiam os alunos...

“Calma, calma, vamos voltar aqui pra realidade e definir melhor o que queremos!”

Como é legal trabalhar com estes meninos. Meia dúzia que vale por duas! Queria ter um ano e muito mais estrutura para rodar este projeto... mas como não tem nem um nem outro, resolvi usar o que tenho em mãos.



Este é também o objetivo desta oficina de cinema, usar o que temos em mãos. Pois é, nada de super câmeras e computadores potentes. O alvo é trazer algo para realidade deles que a pouco era inimaginável.

Estamos aprendendo a fazer cinema, literalmente, com o que temos em mãos: celulares e computadores comuns. Ai você pergunta, é possível? Descobri que sim no curso de Pós Graduação que estou fazendo em Jornalismo Cinematográfico, e tenho provado isso com o que se tornou meu projeto final do curso, esta oficina.

Já tivemos aulas de narrativa, novos formatos, fotografia, som, edição, roteiro e produção. Aulas rápidas e práticas, com o principal objetivo de expandir o horizonte de cada um deles.


Hoje começamos a gravar nosso primeiro filme documentário curta metragem, contando a História da Capoeira no GASS, centro comunitário que trabalhamos em parceria. Vamos contar como esta oficina começou ali e os resultados que gera na vida das crianças que fazem parte. Até o final desta oficina ainda queremos gravar outro curta, contando como foi o projeto "Arte do Respeito", que aconteceu ali no ano passado. Todas idéias deles, onde eu apenas ajudo a canalizar o esforço para o resultado final.

Abaixo segue algumas fotos tiradas por uma amiga e outras tiradas de alguns dos vídeos que gravamos nas aulas de capoeira.








Quarta feira tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...