29 de abr. de 2014

Update Retrô 2

Ctr C - Ctr V do blog antigo... Post escrito em Dezembro de 2010.


Achados e Perdidos - 10ª Edição da Série "Aprendo Logo Existo"



"Se uma mulher que têm dez moedas de prata e perde uma, vai procurá-la não é?
Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la.
E quando encontra, convida as amigas e vizinhas e diz:
'Alegrem-se comigo, porque achei a minha moeda perdida.'"
Lucas 15:8 e 9


A minha série de estudos chegou ao décimo capítulo. Não posso negar que esse é também, mais um capítulo da minha vida.

Esse capítulo é sobre achar e perder... Dois lados de uma mesma moeda.


Ao longo da nossa caminhada, adquirimos e agregamos à vida uma série de coisas que enriquece quem somos.
Novas habilidades, dons, talentos, costumes, novos gostos, novas manias, valores, princípios e muitas outras coisas.

Lembro que aos nove anos, meu avô tinha um saco que ficava guardado dentro de uma gavetinha. 
Toda vez que ele chegava em casa, esvaziava os bolsos e depositava todas as moedas no saco e depois trancava a gaveta.


No dia 24 do mês de agosto, eu fiz 10 anos e o meu avô me presenteou com o saquinho de moedas.
Não lembro bem, mas como me conheço, posso afirmar que devo ter gastado tudo no mesmo dia!

Retomando o fio da meada... Todos nós temos uma gavetinha particular onde depositamos nossas moedas e tantas outras coisas valiosas que adquirimos durante a vida.
É muito interessante quando analisamos os elementos adquiridos.

Faça o teste... E analise a sua própria vida!
Pense em você a um ano atrás e você agora.
Existe alguma diferença?
O quanto você avançou?
Quantas moedinhas você adquiriu?


Todos nós estamos (ou deveríamos estar) em constante processo de transformação, de melhoria, de desenvolvimento.

Mas existe um super porém aqui.
Precisamos analisar o outro lado da moeda!

Da mesma forma que adquirimos e agregamos elementos... Também perdemos.
Perdemos força, ânimo, energia, nossos valores, corajem, perdemos pessoas... Perdemos!


Como disse anteriormente, esse é mais um capítulo da minha vida.
Recentemente eu estive frente a frente com as minhas perdas. 
Eu me deparei com uma imensa seção de achados e perdidos.
Sabe né? 

Alguns estabelecimentos possuem essas seções especiais, onde as pessoas podem resgatar seus ítens perdidos.


Eu vejo que existe uma seção como essa dentro de cada um.
Estar de frente com essa seção exige uma análise minunciosa de tudo aquilo que ganhamos e também de tudo o que perdemos.
A conclusão disso é que existem coisas importantes que realmente precisam ser resgatadas. 
Existem elementos preciosos que acabam se perdendo ao longo do caminho. 

Mas, calma... Nem tudo está perdido!


Jesus, o camarada mais inteligente que já passou por aqui, baseado na parábola da mulher que perdeu sua moedinha, deixou para nós um super passo a passo que pode nos ajudar nesse processo de encontrar elementos perdidos.
Então... Lápis e papel na mão, tome nota:

1.Acender um lamparina.
Foi a primeira coisa que aquela mulher fez: Trouxe luz para a situação!
Luz fala sobre sabedoria, sobre conhecimento, sobre clareza a respeito de toda a situação.

2. Varrer a casa.
Implica em uma ação!
É necessário limpar, organizar, colocar as coisas em ordem.
Muitas vezes temos as emoções confusas, os sentimentos desordenados... Colocar as coisas em ordem é realmente muito importante.

3. Procurar com cuidado até achar.
Fala sobre perseverança!
Encontrar e resgatar algo exige objetividade, estratégias, força de vontade, foco bem definido. É necessário ir até o fim e não perder o sntido de propósito, ou seja, procurar até encontrar.

4. Celebrar.
Esse é particularmente, o passo que eu mais gosto!
Depois de encontrar o que estava sendo procurado, é necessário dividir a alegria com as pessoas que estão em volta.

Eu ainda estou no terceiro passo e tenho grandes expectativas de alcançar o quarto!

E você, querido leitor?? 
Onde está??


Aproveite o fim do ano para analisar a sua própria vida.
Vá até a sua seção de achados e perdidos e faça um balanço das coisas que você adquiriu e perdeu durante esse ano.
Minha sugestão:
- Para as coisas que você adquiriu... Faça uma festa e alegre-se porque essas coisas, certamente fazem de você alguém melhor e mais preparado.

- Para as coisas que você perdeu... Faça uma análise, se for importante e tiver fazendo falta, procure-as diligentemente e resgate-as o mais rápido possível.

Um Grande Abraço - Lú Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...